o sótão

View Original

edição : favela

A internet é uma fonte inesgotável para os entusiastas da música, com plataformas como Soundcloud, BandCamp e Youtube a dar aos artistas um output directo para expressar e partilhar a sua criatividade. Com tantas faixas que aparecem todos os dias, é difícil ter um ponto de partida! O Sótão sempre acompanhou de perto o movimento do Favela Trap, do Baile Funk reinventado, da tropicalidade em forma de música. Foram vários os artistas que passaram por aqui, desde que conheci Sángo há uns 4 anos atrás. E agora chegou a altura de partilhar mais uns, que mereciam sem dúvida o destaque individual pelos momentos de calor que me trazem... on a regular basis. Aqui no Sótão nada me dá mais prazer do que partilhar estes pequenos diamantes, uns menos conhecidos que os outros, que me excitam tanto. O Sótão, repito, não é o palco dos grandes nomes, é o palco desta gente e deste talento. Este post é tudo o que este blog é, na verdade. Obrigado a estes nomes todos que coloco em baixo, explodem nas minhas colunas!

VHOOR

VHOOR é Vítor Hugo, de Belo Horizonte. É uma descoberta recente. Esta, em baixo, é só um cheiro - muito bom - daquilo que faz. Ultimamente tem lançado umas maravilhas. A acompanhar de perto.

See this SoundCloud audio in the original post

JLZ

João Luiz, Brasília. Um dos membros mais ativos desta comunidade, JLZ, lançou há uns tempos o fantástico "Baile 61". Desde aí que o sigo com expectativa. Já tem um portefólio grande, demonstrando o seu talento. A que está aqui, conta com a colabroação do rapaz de cima. E rebenta o que aparece pela frente. É cheiro de pneu queimado, mesmo.

See this SoundCloud audio in the original post

Cardosu

O Cardosu é o Bruno e voa para o Sótão de Belém. "Altas", incluída numa compilação da "Solta", coletivo de produtores brasileiros, chega a ter toques de messias... Só dá para colocar uma? Pois, então, eu conto outra em segredo: "Chão".

See this SoundCloud audio in the original post

atebayo

Duo fantástico. "meus olhos" foi a porta de entrada para os conhecer. "abre alas", que já passou aí nas playlists, fica aqui para nova audição. Como disse, atebayo são dois. Um é o Tui, de quem já tirei umas notas para me lembrar, o outro segue em baixo. De onde são? Não sei, talvez do céu.

See this SoundCloud audio in the original post

sunson

A cara metade de atebayo, sunson. Vem para aqui porque toda a hora alguém tá querendo. "6:00am" é sombria, escura, pesada... Com este flow tão bom é impossível passar uma noite em branco.

See this SoundCloud audio in the original post

Sansai

Rio. Murahi e KIOSVN. Lucca e Caio. Faz um tempo e escrevi sobre eles. O vídeo no youtube só não tem mais visualizações porque não tenho o dinheiro para o promover. Seria dinheiro bem gasto. A "Bueiro" é... tipo... uma das minhas all time favorites. Energia. Mais forte, mais rápida cada vez que a ouço. Sansai, gente.

See this SoundCloud audio in the original post

Kojack's

Única, "UniK". Roda já nos concertos live de Sángo. A batida quando cai provoca algo de extremamente prazeroso... É uma que me fica para sempre. Kojack's já segue noutro nível no caminho prá fama. Sigo-o também aqui, em paralelo. Vamos todos fazer a vénia a Alisson Lopes que se junta diretamente de Santa Maria.

See this SoundCloud audio in the original post

Kryone

Jamie García, Morelia, México. Tudo o que tem provavelmente está guardada na minha colecção. Kryone tem um toque especial... Um mestre na composição destes ritmos. Mestre! "Oneself" toca agora no Sótão, trazendo consigo um ambiente próprio. Um ambiente que só Jaime consegue transmitir.

See this SoundCloud audio in the original post

SEVEN BEATS

Aí agora é Geral Perdendo a Linha. Convém recordar aquilo que é especial. Aterra uma vez mais do Rio, SEVEN! Essa que segue em baixo, poderia ser proibida. Mas não é. Aproveita... para bater fundo. Antes de acabar o post, tinha que falar do tipo. Antes, vou sussurar uma mais no ouvido.

See this SoundCloud audio in the original post

ROOHV e OUTROS

VHOOR ao contrário. ROOHV. Junto toda esta família feliz com uma faixa curta. Os créditos desta longa metragem passam enquanto toca. E faltam tantos... Muitos dos quais até já fui falando. Falta o 5ierra, falta o Carlos, os tipos do coletivo belga OZADYA, a rapaziada holandesa liderada pelo Jäel, jmac e don mayor, AbJo, YO-ZU, Maffalda, e muitos mais. Este movimento segue também aqui. Esta é a minha homenagem a todos voçês.

See this SoundCloud audio in the original post

De mim pra voçê. Favela #1 + Favela #2. Esta é a #3. ✌

Ah! Toda essa favela aqui.