Content - o sótão

Contact Us

Use the form on the right to contact us.

You can edit the text in this area, and change where the contact form on the right submits to, by entering edit mode using the modes on the bottom right. 

Rua Álvaro Gomes, 89, 4º Esq
Porto
Portugal

+351916574834

Webmagazine and record label on underground house music & contemporary jazz. We're about music released by independent artists and labels.

Content

Daily Magazine on Underground House Music, Broken Beat, Contemporary Jazz & Soulful Vibes

kari faux - "gotta know"

Francisco Espregueira

A segunda faixa do EP "Primary" tem a vibe certa. "Gotta Know" de Kari Faux é dos melhores sons a passar no Sótão ultimamente. Em loop.

Never try to be something you’re not
That’s what my granny told me when I was a tater tot
I’m finna follow through on everything I plot
Baby I’m the coolest thing that’s coming out of Little Rock
Except for whoever still flossing, spilling sauce on the sauciest
Tryna keep ground and speaking with myself often
Will I make a million being myself? Ain’t no tellin’
But fuck what they market if ain’t no soul in what they sellin’
So do it for the ones that’s cool as fuck but not cool enough
Used to try to impress them but now I just don’t give a fuck
You’re either damned if you do or damned if you won’t
So you might as well go ahead and just do what you want

notas

Francisco Espregueira

Dois dos mais geniais músicos da cena jazz londrina. Os dois nas teclas.

Kamaal Williams - também conhecido como Henry Wu - aparece a solo com "Catch The Loop". No seguimento do brilhante projeto Yussef Kamaal, juntamente com o baterista Yussef Davies, é acompanhado por outros virtuosos. O seu novo single é uma viagem inter-galáctica.

Com sonoridades mais calmas, nota para "Go See" de Joe Armon-Jones. Depois do aclamado "Idiom" com Maxwell Owin, o pianista britânico é parte de um projeto com vários promissores artistas, editado pela Brownswood Recordings de Gilles Peterson. "We Out Here" sai dia 9 de Fevereiro e introduz, para quem não conhece, elementos da nova cena jazzística de Londres.

minus & mr dolly: "man with a plan"

Francisco Espregueira

"Caminha no espaço em atos do Sun Ra". Assim começa o plano de Minus & MrDolly, que cria em 10 produções uma consistente banda sonora para nos refugiar da rotina e nos levar a dimensões alternativas. A primeira faixa termina com o piano e a trompete em sintonia... sótão fora para quem passe na rua. E "Man With a Plan" segue sem pressas - relembrando sonoridades, versos e instrumentos samplados de vindouros tempos - nessas outras dimensões criadas pela imaginação de Minus & MrDolly.

Assim como os samples, as baterias e teclados são escolhidos a dedo. Nada é deixado ao acaso. Como uma orquestra perfeita, nada sai de tom. Com quebras propositadas e loops - e momentos em que as faixas se desenlaçam do suspense criado por eles. Acendo um cigarro e penso na possiblidade de o autor ter previsto tudo aquilo com antecedência e mestria.

Toca a faixa 9 - "Yugotochill | Burton Sunday". É a penúltima. Enquanto o fumo se vai espalhando pela divisão, fico com sensação de ter caído, de facto, no plano de Minus & MrDolly. Vou ficar para a última, com a expectativa de que traga novamente jazz. Preciso tanto de jazz.

O vinil é editado pela Kids Alone - promissora editora portuense - e está à venda a partir de hoje. 

david bruno: "o último tango em mafamude"

Francisco Espregueira

"O Último Tango em Mafamude" merece ser saboreado por inteiro... Uma carta de amor a Vila Nova de Gaia escrita em 11 faixas por David Bruno, mais conhecido no meio da música de qualidade por dB - através de projetos a solo e como metade do supremo Conjunto Corona - que veste a pele de sedutor local na esperança de sentimentos mútuos por parte da cidade que o viu crescer. O final dramático será marcado por uma revelação e por novos caminhos na vida do autor. De um dos lados das margens do Douro nasce uma das obras mais relevantes no panorama musical português para os anos que se seguem. Uma espécie de "La Revancha del Tango" com sentimentos, guitarras, palavras e referências portuguesas.

O vídeo conta a história através de imagens elucidativas e referentes às decadas de '80 e '90 onde abundância, o “novo-riquismo”, os bons restaurantes, os cafés, os bares, os autarcas populistas, a construção, o crédito fácil e o bem estar da classe média floresciam. A trilha sonora vai tocando acompanhando o sofrimento de David Bruno por um amor não correspondido. 

O LP, peça de colecção imperdível, tem sonoridades surpreendentes: drums de poucas batidas por minuto, arranjos de guitarra e piano sublimes e samples de outros tempos e de outras histórias. O play desvendará um ambiente de reflexão melancólica. O "Último Tango" de David Bruno é um obra de arte.

Mesa para dois hoje é no Carpa,
Passamos no McDrive depois.
Entretanto levo-te ao Oásis,
Suite no Tropicana pós dois.
— in 6. Mesa para dois no Carpa

playlist #95

Francisco Espregueira

Com novidades a #95 segue:

Com sonoridades remanescentes da golden era do hip hop, Minus & Mr. Dolly prepara o lançamento de "Man With A Plan". A segunda parte de "Fishing Boots | Camping" é bem funky e introduz o novo single de Onra também ele com um álbum ao virar da esquina. 

Throwback pela mão de Zock (Cookin Soul) com uma versão melodramática de "Your Body's Callin", originalmente do melodramático R Kelly. Nova faixa do britânico Rejjie Snow com produção à la Kaytranada. Nova faixa da linda Kali Uchis com produção à la BadBadNotGood. Boas escolhas sonoras.

Pausa para a classe de: "Round 7 | BTF 14". Depois, K Sparks & Es-K que acabam de lançar um bom LP pela Millenium Jazz Records - "Urban Couture". Final no pôr de sol imaginado por saib. "Bom Motivo" de Toco ficaria bem vestida de qualquer forma, né?

dj legwarmer

Francisco Espregueira

Da capital chega ao Sótão DJ LEGWARMER - nas ondas da música para pistas de dança altamente felizes. Ao longo de 2017, junto com a crew da jovem editora lisboeta No She Doesn't, trouxe as sonoridades e nostalgias do r&b dos '90 com as batidas cruas e imparáveis da house music. "Good Times" é a definição de si própria. Secret files para os vocals -  Big Syke - Good Timez homenageada...

Com lançamento marcado para Março, a primeira edição vinil da No She Doesn't convida LEGWARMER para abrir. Distribuída pela produtora britânica Lobster, restam já poucas unidades. Companhia de DJ SPIELBERG, Joakim Hellgren e DJ UNSURE - malta que também se lança para as pistas. E os lestos que se chegaram à frente para adquirir a peça irão começar por aqui.

Zhane - Last Dance pastilhada de electricidade. Grandes festas avizinham-se na noite de LX.

ben hauke: "first takes ep"

Francisco Espregueira

Durante a próxima semana novidades importantes para as pistas de dança vêm, invariavelmente, do sul de Londres. "First Takes" de Ben Hauke contem 5 faixas nas ondas do deep house, com cortes e recortes de outras influências: o jazz e o broken beat à cabeça. A introduzir recomenda-se vivamente a audição de "Yeh Yeh", que conta com a colaboração fantástica da saxofonista Nubya Garcia, e "Side Man (KNO UR SELF)".

Nas nuvens.

Os previews em baixo deixam a água na boca. Dia 19 de Janeiro "First Take" fica disponível para coleccionadores. Como sempre, neste tipo de edições, as versões físicas serão muito limitadas e voarão rapidamente das prateleiras para dancefloor's por aí.

hiroshi sato: orient

Francisco Espregueira

Muito aguardado, aproxima-se a release date da obra-prima de Hiroshi Sato, pela WeWantSounds. Originalmente lançado em 1979 na Kitty Records, apenas no Japão, "Orient" é agora digitalmente remasterizado das fitas originais. Hiroshi Sato é acompanhado por alguns dos melhores músicos japoneses da época, enquanto orquestra toda o cenário através dos seus teclados e sintetizadores ultra-raros.

"Orient" é uma das obras mais procuradas em todo o mundo. É uma mistura soberba da synth-pop japonesa com um toque subtil das sonoridades típicas de meados dos anos '70. Uma raridade, este LP, tem vindo a ser trocado nos últmos anos a preços astronómicos. A WeWantSounds lançará a 2 de Fevereiro o álbum em CD e edição LP de luxo. "Orient" inclui faixas de culto como "SonGoKu" e "Do-Jo". Para coleccionadores.e aficionados.

  • 01 - カリンバナイト [Kalimba Night]
  • 02 - 孫悟空 [Songokū / Monkey King]
  • 03 - 月の子の名前はレオ [Tsuki no ko no namae wa Reo / The Name of This Month's Child is Leo]
  • 04 - ドンカマ [Donkama]
  • 05 - 浄土 [Jōdo / Pure Land]
  • 06 - 空飛ぶじゅうたん [Soratobu jūtan / Flying Carpet]
  • 07 - ピクニック [Picnic]
  • 08 - ひかる風 [Hikaru kaze / Glowing Wind]

xl middleton: g-funk vibes vol. 2

Francisco Espregueira

Muitas vezes olhado como um capítulo artisticamente menor no passado do hip hop, o g-funk foi um movimento de inegável força cultural proveniente dos bairros mais pobres da costa oeste americana. XL Middleton homenageia-o com uma mixtape de duas partes - "G-Funk Vibes Vol. 2", editado pela MoFunk Records. Com linhas de sintetizador puxadas e sonoridades funk dos anos 70 e 80, XL Middleton visa superar o fosso entre essas décadas e o funk moderno através de seleções retiradas da sua colecção vinil pessoal.

As faixas variam entre remixes de lançamentos das major labels para produções obscuras, que raramente viram a luz dos palcos. Trinta minutos no Side A, trinta minutos no Side B. A musica não pára, com transições mestres a ligá-las. É a trilha sonora perfeita para uma cerveja fresca num ensolarado fim de tarde - ou apenas para se imaginar isso mesmo.

playlist #94

Francisco Espregueira

Por ondas da música eletrónica. Viagem por brilhantes produções de house contemporâneas, broken beats, disco e boogie. Para disfrutar ao ritmo dos baixos.

A última, "Do's & Dont's" do dueto Roland & Manwell, é um autêntico hino.

banoffee pies beats

Francisco Espregueira

A Banoffee Pies Records ganhou reputação na música de dança através de uma seleção eclética - com poucas restrições no seu som ou estilo - e como plataforma de música de fluxo livre. Desde o ano passado, abriram caminho à exploração de novos géneros. A primeira compilação, no que a hip hop diz respeito, apresenta 12 faixas empoeiradas... amostras de batidas profundas e vocais originais. FloFilz e um grupo de produtores britânicos (Slim, Crate Head, Nayla) juntam exemplos dos seus trabalhos, sem perda de consistência.

Meses mais tarde a Banoffee Pies retorna com a segunda parte da sua série "Beats". Desta vez sem FloFilz mas com Slim. e Simiah a deixaram cair quatro heavy cuts. As melodias hipnotizantes seguem junto com mais uma seleção de 12 faixas para disfrutar.

Cada compilação escolheu um lado. À esquerda a nº1, à direita a nº 2. É só escolher e deixar tocar.