Content - o sótão

Contact Us

Use the form on the right to contact us.

You can edit the text in this area, and change where the contact form on the right submits to, by entering edit mode using the modes on the bottom right. 

Rua Álvaro Gomes, 89, 4º Esq
Porto
Portugal

+351916574834

Webmagazine and record label on underground house music & contemporary jazz. We're about music released by independent artists and labels.

Content

Daily Magazine on Underground House Music, Broken Beat, Contemporary Jazz & Soulful Vibes

NoMBe

Francisco Espregueira

Foi ontem à noite... Ontem à noite tropecei completamente por sorte em Noah McBeth, produtor de LA, e deixei-me cair. Façam favor de fazer o mesmo, porque este é um artista a reter. Desde há uns anos que não ouço música alternativa com regularidade, ao contrário da minha era teen, onde era o prato do dia... Mas NoMBe consegue juntar aqui qualquer coisa que entra pelos meus ouvidos com leveza. Posso dizer que adoro este gajo apesar de só o conhecer a sua música há menos de 24h.

As três habituais começam com um H-I-T! "California Girls"... oh meu deus... deixei tocar um bocado e bang bang! Tiro e queda - 0:54 - Baby don't you know are a stardust? Those California Girls keep me outside all night... this is the last straw... take it off ... - Bang Bang! Repito H-I-T! Lançado à 1 mês esta não fugiu à atenção de ninguém. Mais de 600,000 plays no Soundcloud, por isso é favor carregar no play. As outras duas vêm do EP "Change of Hearts" de fins de 14', vale muito a pena o clique!

E é por este tipo de gajos que tenho um blog... Motiva-me a ouvir e apreciar, independentemente de estar a falar sozinho neste Sótão. Se alguém quiser entrar é bem vindo! As minis estão no congelador. 

BLAZO

Francisco Espregueira

Ora... o que é que eu sei sobre este gajo?? Nada de especial, a música fala por ele, né? E basta! Directamente de Cracóvia, a ecoar nas paredes escuras e cheias de coisas escritas a giz colorido, aqui no Sótão... Jazzy Hip Hop, como bem gosto, com calma e flow.

Dois dos seus álbuns chamados "Colors of Jazz" são isso mesmo. Blazo dá cores às músicas consoante aquilo que transmitem ao ouvinte. A primeira do primeiro álbum da colecção (ano 11'), "Natural Green" é a primeira da playlist de 3, para vos introduzir (a quem não conhece claro) a este talentoso produtor, influenciado pelo eterno japonês Nujabes claramente, especialmente em dois álbuns - "Alone Journey" & "Reflections"

Com colaborações muito boas juntando nomes como CL, Nieve e os 49'ers à sua magia, Blazo faz em cada álbum belas homenagens ao hip hop... Talento aparece mas a imagem esconde-se, de qualquer forma, aqui, no Sótão apontamos a luz para este tipo de gajos! 

Do Sótão pró infinito... 1, 2, 3 - play!

PLAYLIST #8

Francisco Espregueira

Fuck that, Get Down!

 

Música para empurrar para cima estas nuvens. A #8 vem com seis cheias de power... Batida Hip Hop para rolar em pista de dança. E é com flow flow flow que mando esta pró infinito!

Bom fim-de-semana gente, essa é para quebrar fácil!

JAY PRINCE

Francisco Espregueira

Para mim um dos nomes do momento na cena Hip Hop a acontecer diariamente no Soundcloud! O álbum "BeFor Our Time" muito recente, tem 9 músicas. Jay Prince consegue impressionar em todas elas. Muito chill, suavidade... e nostalgia. Vai buscar coisas ao 90' mas é um artista do Hip Hop actual, sem dúvida.

Traz nos isso e mais: complexidade poética e muitíssimo flow... flow, flow! Este projecto, segundo o próprio é sobre Verdade, Amor e Paixão e o título tem 2 significados: "BeFor Our Time" é um álbum actual, for our time peeps, de convite à união e celebração, de convite a estender esta mini que seguro e dar um gole convosco; é também um álbum cheio de reflexões e experiências muito pessoais do gajo, before our time, é uma história de um puto a crescer nos 90' em Londres.

Um dos álbuns de 15' para já.

De Londres pró infinito. E do Sótão pró infinito.

I ain’t the same these day, you ain’t wrong
After the trip
I know the world keeps turnin’
Oh Lord I pray I never stop learnin’
— The Trip (feat. Fabienne), Jay Prince

PLAYLIST #7

Francisco Espregueira

7ªa edição da playlist do Sótão. Coisas noivas como é hábitual, sempre a dar! Tudo hip e hop.

Bom fim-de-semana a todos, aí estão 6 para ir ouvindo.

Vem Vem, do Sótão pró infinito... 

GOLDLINK

Francisco Espregueira

GoldLink - Sober Thoughts

Já tinha referenciado a "Sober Thoughts" como um dos sons de 2014, agora favor fazer clique aí nesse botão e ver o novo clip... ai ai ai.

Já aqui tinha cheirado GoldLink quando falei do Kaytranada, que produziu algumas das suas músicas (além da Sober Thoughts) no fantástico "The God Complex", mas agora chegou a hora de virar o foco para este menino d' ouro. Ninguém sabe muito bem quem ele é, o próprio não se promove em demasia, mas apesar disso tem o dom de se associar aos produtores/artistas certos!

Yeah, we fuck today
We fight tomorrow then we fuck again
I fuck her homie, she found out
And she fuck my man
Then I hit her and I tell her she a piece of shit
Then she call the cops and say
”You always make me sick”
Then we fuck again, we make it up
And then we’re back to where we used to be
And usually, it takes like two or three
Sometimes it last a week
Then we fight again, then I fuck her friend
This cycle never ends...
— Sober Thoughts

"Future Bounce" é assim que define o seu estilo. Eu gosto! Nas letras é agressivo, sem papas na língua, diz o que tem a dizer sem se importar grande coisa no calão que utiliza. Diferente na entoação que utiliza. Agressivo mas incrível. O grande sucesso de "The God Complex" catapultou-o para grandes colaborações... "I wanted to be an austronaut when I was younger... So I can fly awaaaay" canta na "On You" com Chet Faker.

A maneira como entra no seu Edit da "On&On" dos Snakeships não tem preço e diz aquilo que é preciso dizer sobre GoldLink... é a matar! Saiam da frente, ele não vai deixar nadinha para os outros... nem pensar! É tudo dele!

Mas a primeira é masé um ganda hit... "Bedtime Story" Ui! Top! Tão forte que dói... A última é nova e é para acelerar, talvez em direcção ao meu sótão... "Beep Beep"

Pró infinito com GoldLink, por favor...

GIL SCOTT-HERON (Reinventado)

Francisco Espregueira

Gil Scott-Heron é mítico. Aquela voz é absolutamente inconfundivel. Não dá para discutir isso. Ponto Final. Hoje voltou ao meu radar, através das mãos de produtores de música eletrónica, a magia que impõe na sua música. Antes de lançar aí a playlist, e como grande apreciador de Hip Hop, preciso de dizer que é por artistas como Scott-Heron, e a sua visionária fusão do blues, do jazz, do funk e do soul, abordando temas sociais e políticos que diziam respeito à comunidade Afro-Americana, que o movimento Hip Hop/Rap surgiu. Obrigado.

A primeira da lista é de Jamie xx, uma das caras dos The xx, que foi convidado a remixar o 13º e último álbum de Gil Scott-Heron, "I'm New Here". Como não poderia deixar de ser o álbum de reinvenções chama-se "We're New Here". Muito interessante.

Reverend P. continua a lista. "...the thoughts of isolation, ain't no sunshine underground / It's like workin' in a graveyard, three miles down..." Fecho os olhos e espero pelo "tuturutu".

Mas há um momento na terceira... espero por ele ansiosamente todas as vezes. O que Florian Rietze faz, é tão simples como mágico: baixo/batida saem e baixo/batida entram. E quando ouço aquele "...losing our minds..." também eu me perco.

Este já está no infinito. Mítico. "The Revolution Will Not Be Televised"