Contact Us

Use the form on the right to contact us.

You can edit the text in this area, and change where the contact form on the right submits to, by entering edit mode using the modes on the bottom right. 

Rua Álvaro Gomes, 89, 4º Esq
Porto
Portugal

+351916574834

Webmagazine and record label on underground house music & contemporary jazz. We're about music released by independent artists and labels.

Content

Daily Magazine on Underground House Music, Broken Beat, Contemporary Jazz & Soulful Vibes

ESPECIAL : FAVELA TRAP

Francisco Espregueira

É foda! Já falei aqui de Sángo. De Carlos do Complexo. De Seven Beats. Uns mais conhecidos que outros... mas o Sótão conhece muita gente. E este post é especial, deixando 25 (!) faixas das mais de sete dezenas de sons do movimento Favela Trap que esta semana me invadiram... Repito: FODA!

Aproveito e lanço uma previsão: 2016 é ano de Favela Trap. E até afirmo isto com alguma tristeza, pois sei que mais tarde ou mais cedo - como quase tudo o que é bom, original e transversal - vai ter repercussão nos sítios onde não devia... Depois de tocar nos bons, evoluídos e inovadores tastemakers deste mundo, lá vão aparecer as grandes e batoteiras editoras musicais a pegar na singularidade destas sonoridades e a colocá-las à frente das Nicki Minaj's, dos Pitbull's e das outras merdas deste mundo musical.

Mas hoje estamos no momento perfeito: um movimento iniciado por jovens e criativos produtores, que arriscam e expõem para mundo ver as sua interpretações do Baile Funk misturando-o com os elementos modernos do Trap e do Hip Hop e deixando a herança Brasileira bem vincada com um perfume de tropicalidade único . Em termos "underground" este é o movimento do ano 2015.

Movimento esse que ganha força em 13'/14' com Sángo, americano, que sem nunca ter ido ao Brasil transforma a sua curiosidade em processo de investigação, recolhendo centenas de samples bem conhecidos de Baile Funk, reinterpretando o estilo neste formato Favela Trap. Produções invulgares de sons vibrantes e densos que, com os vocals samplados, resultam em sensualidade extrema que... escalda, escalda, escalda...

Os Brasileiros (quem mais ?), já estão na linha da frente das produções e estarão neste momento a preparar as suas malas para viajarem do anonimato rumo ao infinito... E é Carlos, é Seven Beats, é Kojack's, é Kryone, é Maffalda, é Dropkillers, é Kin Rocha, é DJR7... e outros serão, tenho a certeza. Venham eles, o mundo pede... Quero essa tropicalidade! Nas pistas de dança, nos meus phones, nas minhas colunas... no meu quarto (com uma mina bem gostosinha lá dentro comigo).

E dia 10/11 é Sángo com "Da Rocinha 3", o álbum por quem todos anseiam...

HARVEY SUTHERLAND

Francisco Espregueira

Emergindo a partir de Melbourne temos Harvey Sutherland, mestre a decorar as batidas mecanizadas, dirigidas para a pista de dança, com a analogia do seu sintetizador. Um House que me chega com suavidade... com muita onda! Prestes a fazer a sua primeira aparência no palco global da Boiler Room, o Sótão não poderia de apontar um dos poucos candeeiros que tem para as magníficas produções do australiano.

"Nexus", a sua primeira cassete é uma pequena viagem pelo mundo do boogie em modo lo-fi repleto de melodias "sintetizadas" e talentosas de Sutherland. Esta compilação acabou por servir de aperitivo para o EP seguinte - dentro do aclamado "Brothers" encontramos "Bamboo" que já vai tomando contornos de cult hit para os aficionados da música de dança. O preview de "Bermuda", também na playlist, é um excelente convite a pegar no homónimo lançamento deste ano do australiano. É só deixar tocar...

Com a sua música a ser partilhada e apreciada globalmente, o Sótão não é excepção e toma rumo ao infinito passando pelas pistas de dança. A primeira é "Bamboo" e é viciante... cuidado!

KEREM AKDAG

Francisco Espregueira

"Turkey's most soulful". É assim que se descreve Kerem Akdag, o menino que se juntou há uns meses à colectividade singapuriana Darker Than Wax, que vai construindo a sua influência no globo da música eletrónica. Vim a conhecer o pródigo filho da música de pista Turca através de um dos meus, agora, favoritos sons de hip hop fora do eixo US-UK - "Masal" de F.A. é produzido por Kerem e é a última da playlist!

Tudo o que tem lançado vai passando aqui no Sótão e já chega de não falar sobre o rapaz... tinha que escrever sobre ele ? Posso garantir que Kerem Akdag é qualidade e tanto chega a ti que gostas de eletrónica, a ti que curtes hip-hop e... a ti que estás aqui porque queres boa música.

O "Turco" está a transformar-se num dos nomes do momento... multi-facetado, saltando com leveza das frequências do funk, do hip-hop para as do house e bass-related!

PLAYLIST #25

Francisco Espregueira

Ko Pha Ngan, Tailândia

A #25 tem 7. 7 "daquelas". Música eletrónica do melhor que se ouve por aí... Presença francesa evidente na influência Daft Punk no novo hit dos L' Imperatrice -  "Agitations Tropicales", seguida de Caius com "Stay With Me". Depois passamos do pré-party e dos copos de entrada, para coisas mais deep. Novidades e novidades. O Sótão a pisar os terrenos da música de pista... e muito bem, modéstia à parte.

Uma playlist que vale milhões meus caros. Pró infinito, 7 é perfeição.

"House Music Will Never Die"

THE INTERNET

Francisco Espregueira

Coloco-me desde a primeira frase como fã de The Internet. A banda liderada pela mística Syd Tha Kid e o teclista Matt Martians, dois jovens artistas cheios de música para lançar infinito fora. O último álbum tornado público em Junho deste ano é o carimbo definitivo no estatuto da banda como uma das mais inovadoras da cena Americana. Pisando terrenos entre o Hip Hop, o R&B e a Electrónica é difícil encaixa-los num desses quadrados, dada a marca muito própria que têm. The Internet soa a The Internet!

Mas para quem não conhece, a primeira paragem é "obrigatória"! "Dontcha" é uma daquelas... Entra o baixo e bateria bem forte.. piano...voz e bang! Uma das que mais roda desde que vim parar a este Sótão.

(Cause basically I), I just wanna ride with you
(I gotta get you) cause I just wanna vibe with you
(Let’s find some place to go), Cause I just gotta to know if you want me too
Dontcha want me? Yeah...
— Dontcha, The Internet

The Internet - Special Affair

O álbum de onde é originário este futuro clássico tem ainda outras que me enchem as medidas e que sem me esquecer, deixo na playlist, mas convém falar daquilo que é novidade: "Ego Death", apesar de escuro, fala, através dos seus singles, invariavelmente de uma coisa muito bonita que se chama sedução. Letras carregadas de calor... "Girl", que tem sido um sucesso, é produzida pelo homem do momento. Em tudo o que ele toca, vemos ouro: KAYTRANADA.

O Sótão fica mais quente, mais intenso com The Internet....

SOUL MATES PROJECT

Francisco Espregueira

Num dos primeiros posts aqui do Sótão, lá de Dezembro ou o caraças, havia falado da grande colaboração, que na verdade nunca existiu, entre Mos Def (Yasiin Bey) e Marvin Gaye intitulada: Yasiin Gaye. Agora, aprofundo sobre o projecto que está por detrás dessa genialidade criada pelo americano Amerigo Gazaway. O projecto de que falo tem o nome de Soul Mates e junta artistas clássicos, influenciadores e intemporais a nomes também eles de grande relevo do Hip Hop e afins num género único, inventado por Gazaway, que redefine o conceito de mash-up e o leva para o mundo, que muito francamente, é de originalidade.

Ora, recapitulando: antes de Yasiin Gaye é lançado "Fela Soul" que junta o pioneiro do afrobeat, Fela Kuti a um dos clássicos grupos dos 90', De La Soul; no ano seguinte a colaboração estritamente Hip Hop entre os transversais grupos A Tribe Called Quest e The Pharcyde, com o o nome de "A Bizarre Tribe: A Quest to The Pharcyde", que é constantemente removido da net por supostamente infrigir direitos de autor. Já contemporâneo de Yasiin Gaye: "The Big Payback Vol. 3"! James fucking Brown! Auu! Com muita gente! Desde Bob Marley, Notorious B.I.G. até Nas ou Michael Jackson. Mais:

A passada semana trouxe-nos B.B. King acompanhado dos U.G.K.... em "B.B. & The Underground Kingz: The Thrill Is Gone" que dá seguimento da melhor maneira possível à magia de Soul Mates que me faz sair de casa cedinho, pela manhã, de iPod na mão com a corda a toda, e chegar ao Sótão, mais à noite, com uma invulgar energia...

Obrigado Gazaway! És top! Vou lançar esta pró infinito aqui a partir do Sótão para toda a gente ver. As colaborações que nunca existiram aí em baixo:

BADBADNOTGOOD & GHOSTFACE KILLAH

Francisco Espregueira

BadBadNotGood feat. Ghostface Killah - "Sour Soul" (2015)

Ontem caí em "Sour Soul", álbum lançado este ano pelos 3 miúdos que compõem BadBadNotGood em colaboração com Ghostface Killah, membro dos lendários Nova Iorquinos, Wu-Tang Clan. Os 3 miúdos vão também eles caminhando a pouco e pouco para terrenos aonde só essas lendas têm autorização para entrar. Levanto as mão para o ar, agradeço... as produções de "Sour Soul" são sublimes. Estratósfericamente sublimes.

 

Álbum com 12 músicas que passam a correr numa meia hora de intensidade rítmica e lírica, como é hábito em qualquer membro dos Wu-Tang. Colaborações a dar co' o pau, com nomes de fazer inveja - Elzhi (ex-Slum Village), MF DOOM, Danny Brown, etc - que dão muita qualidade à compilação, e que demonstram o respeito que os BadBadNotGood têm conquistado nos últimos anos. E respeitinho não é fácil de conquistar.

Mas o mais importante aqui é eu deixar a música para ser ouvida. O encontro entre uma nova geração e outra mais antiga... influências perfeitamente e subtilmente misturadas, melodias elegantes, linhas de baixo hipnotizantes e letras fortes. Bang Bang, morri! BadBadNotGood & Ghostface Killah, heróis na arte de fazer a banda sonora que qualquer vilão quereria ter...